quinta-feira, 28 de março de 2013

SURGE A LUTA MARXISTA

O Agrupamento Marxista comunica a sua fusão com a Luta Revolucionária dos Trabalhadores, dando origem à Luta Marxista. Essas duas organizações haviam rompido em outubro de 2008, em razão principalmente de divergências em torno de questões organizativas. As divergências programáticas diziam respeito a alguns camaradas que decidiram afastar-se da LRT, anteriormente à presente fusão. Por isso mesmo, essas divergências deixaram de existir.
Após a separação do fim de 2008, a LRT voltou-se ao estudo do leninismo. Isso lhe forneceu a base teórica para revisar as suas concepções basistas anteriores. Pelo mesmo motivo, criou as condições para a presente reaproximação. As suas conclusões constam do seu texto “Uma autocrítica necessária”, com a qual manifestamos a nossa concordância. Os camaradas afirmam textualmente: “Naquele momento triunfaram as concepções oportunistas de construção do partido, levando ao afastamento dos camaradas que identificaram essas tendências. Entendíamos, naquele momento, a importância da manutenção do programa revolucionário na organização, mas não compreendíamos que os métodos que defendíamos levariam à liquidação deste. A experiência feita após os afastamentos e o estudo minucioso da obra de Lênin sobre a concepção de partido, fizeram com que alcançassemos a compreensão necessária sobre o tema e, desta forma, entendemos que as nossas posições, expressas publicamente no documento 'esclarecimento à vanguarda' são um equívoco”.
Nesse seu texto os camaradas demonstram a compreensão da íntima vinculação entre a forma de organização e o programa revolucionário. Ao mesmo tempo, reafirmam a prioridade do combate ao economicismo e ao oportunismo. De nossa parte, declaramos não existirem mais as razões pelas quais nos separamos organizativamente. A crise de direção revolucionária nunca foi tão profunda, o oportunismo é amplamente hegemônico, cujos métodos e programa prostituem o marxismo. As nossas forças são muito pequenas, mas suficientes para manter hasteada a sua bandeira. É com alegria que reiniciamos conjuntamente essa luta pela formação de uma nova vanguarda marxista.
Neste momento, o Agrupamento Marxista deixa de existir para se somar à Luta Marxista, ombro a ombro com os camaradas oriundos da Luta Revolucionária dos Trabalhadores.
Fevereiro de 2009
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário